VOCÊ NÃO É BOM DEMAIS PARA FICAR COM ALGUÉM


Eu gosto muito de dizer que para amar alguém é preciso primeiro amar a si mesmo, se conhecer, respeitar seu próprio tempo e espaço. É necessário entender a diferença entre o querer e o precisar.

Vi algo na internet sobre amar a si mesmo, valorizar quem você é, suas qualidades e sobre merecimento. Sim, merecimento. Precisamos estar com alguém que mereça tudo aquilo que somos, que lute e se esforce para estar ao nosso lado, alguém que corra atrás e faça de tudo para provar que nos merece.

Não concordo muito com esse ponto de vista.

Acho errado depositar toda a responsabilidade de um relacionamento no outro, mesmo que seja no início, só um date. É muito cômodo, muito fácil cruzar os braços e deixar que o outro faça todo o trabalho. Você se coloca num pedestal muito alto, em cima de muitas expectativas. Queridos, ninguém NUNCA vai corresponder 100% a suas expectativas. As pessoas têm defeitos, cometem erros, falam e fazem coisas muitas vezes sem pensar no momento. As pessoas nos decepcionam. E aí quando isso acontece todas suas expectativas se quebram e você cai lá de cima do pedestal. E a culpa é do outro. E sempre vai ser. Não era alguém bom o suficiente para você.

Eu acho que é muito importante saber seu próprio valor, respeitar sua história. Muitas vezes lutamos muito para sermos quem somos e chegarmos aonde chegamos, e não podemos entregar isso tudo para a primeira pessoa que aparecer no caminho. É preciso que o outro respeite e cuide disso tudo, esteja disposto a compartilhar o mundo dele conosco, para que possamos fazer o mesmo por ele. É uma troca.

Não tenha medo de ser quem você é e mostrar isso para os outros, se alguém não te aceita pelo que você é essa pessoa não merece estar contigo. Isso é melhor e mais justo do que cruzar os braços e esperar que o outro mova céus e terra por você, enquanto você assiste a tudo sem no mínimo fazer o mesmo pelo outro.

O grande problema das pessoas ainda é o medo de se tornarem vulneráveis. E quando você entrega quem você é e compartilha sua vida com alguém, isso é o que acontece. Então o mais fácil é olhar apenas para si, fechar-se para os outros, tornar-se inalcançável demais para que alguém consiga alcançar você e suas expectativas.

Desce daí vai, se entrega, se permita viver e sentir. O medo só nos torna fracos, mas encarar as dificuldades, o sofrimento, só nos fortalece e nos deixa mais sábios. Pare de disfarçar sua insegurança com discursos arrogantes disfarçados de amor próprio; amor próprio e arrogância são coisas distintas. Um é respeitar, valorizar a si mesmo, não se deixar abater por coisas nem pessoas pequenas. O outro é o simples fato de se achar melhor que o outro, estar acima do outro. Tão acima que intimida, desconserta, afasta. Você não é belo demais ou bom demais para ficar com alguém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE VOCÊ FAZ COM O AMOR DO OUTRO?