SOFRIMENTO


O modo de lidar com a dor é sofrer. Mas sofrer com sabedoria. Esses dias estava sem nada para fazer, passeando pelo Facebook, quando me deparei com a seguinte legenda em uma foto: “antes eu sofria, agora sou fria. ” A primeira coisa que pensei foi “Isso é tão idiota. ” Quer dizer, a única maneira de escapar do sofrimento é fazendo o outro sofrer? É ignorando a existência, o sentimento do outro? Não. Pensar assim é errado, é imaturo.

Não existe vida sem sofrimento, ele é inerente ao ser humano, a felicidade eterna é utopia. E o que é sofrer com sabedoria? É deixar que o sofrimento leve o tempo necessário, é saber que ele é um ciclo, e assim como todas as coisas ele também chega ao fim em determinado momento; é não deixar com que ele tome todo o espaço da sua vida e da vida dos outros. Isso é sofrer com sabedoria. O resto é apenas egoísmo, rancor. E o rancor é um veneno para si mesmo, ele te impede de ser feliz e de fazer qualquer um feliz, muito pelo contrário, ele te afasta de todas as coisas boas, pois a felicidade do outro passa a ser um incômodo, e você só pensa em como acabar com aquilo que você acha que te faz mal, a felicidade alheia. Vem a inveja, a raiva, a frustração... E com isso tudo a pessoa afasta dela todos que querem ser felizes, e vai destruindo a si mesma um pouco mais a cada dia. Porque o rancor é corrosivo, é inflamável, é destrutivo.

Não culpe ninguém por seus fracassos pessoais, não desconte em ninguém sua tristeza, frustração, medo. Você sempre vai encontrar alguém com quem contar se não conseguir encarar sozinho, então converse, se abra, chore, grite por ajuda. Tem muita gente ruim lá fora, mas para cada alma ruim eu acredito que haja duas almas boas, acredite no bem, faça o bem e, por mais que surjam problemas, as coisas boas sempre vão prevalecer na vida daqueles que procuram o bem.

É preciso entender também que o sofrimento é algo particular, o que eu sinto talvez você não sinta da mesma forma, não encare com a mesma força e coragem, e é nesse momento que deve haver empatia. Não diminua a dor do outro, não dispute quem sofre mais, não desfaça do sofrimento alheio. O sofrimento não é uma competição para saber quem está na pior, ele serve para te ensinar a ser forte, a se tornar sábio. Cada um sabe de suas próprias batalhas e vitórias, então seja gentil com as pessoas e suas dores.

Mais uma coisa antes de finalizar, não confunda sua tristeza ou sofrimento com depressão. Depressão é uma doença grave e que precisa de atenção, então muito cuidado consigo mesmo e com o outro, nunca sabemos ao certo o que se passa na mente do outro a não ser que este lhe diga, então seja gentil com as pessoas ao seu redor, respeite o sentimento do outro, o sofrimento do outro, seja aquela pessoa que alguém sempre sabe que pode contar.

Muita gente já apareceu em minha vida e, como uma tempestade destruíram tudo em mim, como tornado levaram embora minha paz, minha felicidade. Mas cada vez que me partiram, eu me reconstruí mais forte, sem medo de erguer a cabeça e tentar outra vez.


Já passei por muitas tempestades e tornados, então não é qualquer garoa que vai me derrubar, não é qualquer vento que vai levar minha paz embora, não sofro por coisa pouca, tampouco por qualquer pessoa. Por mais difíceis que sejam as situações, saiba que a força necessária para as superar você encontra quando olha no espelho. RESILIÊNCIA SEMPRE!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE VOCÊ FAZ COM O AMOR DO OUTRO?