Saudade


Ensaiei muito para colocar essas palavras aqui.

Acho que não tem nada mais doloroso para se falar do que a saudade. E também nada melhor do que ela. A saudade é um sentimento que faz manter acesa a esperança, que nos faz querer continuar vivos... Mas às vezes ela nos impede de viver.

Esse ano comecei dando adeus a um de meus melhores amigos, um irmão para mim, uma pessoa de coração bom como poucas que encontramos por aí nesse mundo. Ele se foi e deixou saudades. Se você já perdeu alguém que amava, alguém importante, você sabe do que estou falando. A saudades traz lembranças, e essas não morrem.

Então sempre que quero sentir meu amigo perto de mim, eu fecho os olhos e deixo que as lembranças me abracem. É isso que a saudade faz de melhor: mantém as pessoas importantes sempre perto de nós, aqui dentro.

Há sempre um momento de despedida em nossas vidas, seja quando terminamos um relacionamento, quando um amigo se muda para outra cidade, ou quando alguém morre. A vida é um número incontável de encontros e despedidas, reencontros e partidas. Todos vamos dizer adeus um dia, por mais que ninguém queira sentir essa dor... E a saudade é um jeito reconfortante de dizer “eu ainda te amo onde quer que você esteja”.

Mas muitas vezes a saudade prende, paralisa, nos faz afundar, machuca. Olhar demais para o passado, viver de lembranças, isso tudo nos faz esquecer de viver o presente. 
Pode parecer insensível o que vou dizer, mas mesmo que alguém tenha ido embora, te abandonado, ou mesmo morrido, você ainda está aqui, certo? Então você precisa cuidar do agora, não se pode fazer nada por quem já se foi, mas pode-se fazer muito por quem está do teu lado hoje. VIVA POR QUEM ESTÁ VIVO! Esse é o melhor que você pode fazer por quem se foi.

Às vezes em meio ao luto, em meio a dor nos preocupamos demais com quem já foi e não olhamos para quem ainda está aqui. Ou pior, nos esquecemos de nós mesmos. Não se deixe dominar pelo sofrimento, se você acha que já está no fundo do poço, pra que cavar ainda mais? É necessário sim sofrer, mas o sofrimento é um ciclo, e todo ciclo tem seu fim como eu já disse há um tempo, lembra?

Aproveite cada nascer do sol para desejar coisas boas a quem estiver ao teu redor, abrace quem você ama e diga o quanto essa pessoa é importante para você, faça alguém sorrir nesse exato momento. A vida é efêmera, o amanhã é incerto, o passado não pode ser mudado... Mas o hoje, esse precisa ser vivido, faça as pessoas felizes agora, guarde quem for importante dentro de si, e quando esse alguém partir, você saberá aonde ir encontra-lo, pois todos deixamos pedaços nossos nas vidas de quem passamos, mesmo que sem querer.

Gosto de pensar que a saudade é o espaço que há entre a despedida e o reencontro...
E ela começa no mesmo momento em que algo inesquecível se finda!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE VOCÊ FAZ COM O AMOR DO OUTRO?